Abertura do Superbahia destaca chegada da Fiol no Estado
Mais um canal de comercialização que se abre para os empreendimentos de micro e pequeno porte.A quarta edição da Feira e Convenção Baiana de Supermercados, Atacados e Distribuidores – Superbahia 2013, que acontece entre os dias 15 e 17 de julho, no Centro de Convenções, em Salvador, pretende movimentar R$ 400 milhões em negócios e atrair mais 15 mil pessoas.
Realizado pela Associação Bahiana de Supermercados (Abase), em parceria com o Sindicato dos Supermercados e Atacados de Auto Serviço do Estado da Bahia (Sindsuper) e o Sebrae Bahia, o evento é direcionado para supermercadistas, de varejo e atacado, além de distribuidores, e tem papel fundamental para fortalecer os minimercados, tornando-os mais competitivos e sustentáveis, através do intercâmbio de informações sobre inovação, tecnologia e gestão.
Durante a abertura oficial da Superbahia 2013, realizada na tarde desta segunda-feira, dia 15, o presidente da Abase, José Cláudio Nunes, destacou que um setor que é responsável por mais de 15 mil pontos de venda e emprega diretamente 200 mil pessoas deve ter uma atenção especial dos gestores públicos. Nunes também ressaltou o trabalho do Sebrae para disseminar a cultura do associativismo e do corporativismo nos 417 municípios baianos.
“As rodadas de negócios vão permitir que os supermercadistas estabeleçam contato direto com os fornecedores, além de ser uma ótima oportunidade das empresas oriundas da agricultura familiar comercializarem seus produtos. Serão cerca de 100 micro e pequenas empresas compradoras e 40 ofertantes negociando e estabelecendo uma relação duradoura”, explicou o presidente da Abase.
Representando o governador do estado, o secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, falou de investimentos em curso que podem impactar positivamente o setor, com a conclusão de obras estruturantes, a exemplo da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol) e a chegada de empresas de energia eólica. James lembrou também da meta do governo de descentralizar o desenvolvimento. “Ano passado tivemos a constatação desse trabalho, com 55% dos empregos gerados fora da Região Metropolitana de Salvador. Não existe setor supermercadista e atacadista forte, se a economia não vai bem”.
De acordo com o superintendente do Sebrae Bahia, Edival Passos, a participação da instituição vem amadurecendo a cada ano, a exemplo do espaço com 18 estandes utilizados por empreendedores do setor de agronegócio apoiados pelo Sebrae. “Apesar de ter grandes redes, o setor é fundamentalmente formada de micro e pequenos negócios. Por isso, esse ano apresentamos de forma pioneira o 1º Encontro de Centrais de Negócio”.
Centrais de Negócios - O 1º Encontro de Centrais de Negócio será realizado na terça, dia 16, e quarta-feira, 17 de julho. No primeiro dia, os representantes das nove centrais de negócio que vão participar do evento poderão conferir a palestra “Unir para Fortalecer”, ministrada pelo representante da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Marcos Manea. Em seguida, serão apresentados cases de sucesso de grupos empresariais desenvolvidos nesse formato.
Também será realizada uma visita técnica à central de distribuição da Rede Mix Bahia, formada com o apoio do Sebrae em 2004, e que reúne oito lojas em Salvador e região metropolitana. A ideia é que os empresários possam trocar experiências e aprimorar a gestão das redes a partir do conhecimento adquirido.
Para o diretor técnico do Sebrae, Lauro Ramos, a Superbahia traz um componente de aprimoramento à edição anterior, principalmente pelo enfoque de conteúdo tecnológico, de mercado e tecnologia. “O Sebrae incorpora sua programação dando sequência a uma agenda de cooperação firmada com Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração (Sicm), com a própria aliança com a Abase, fomentando seus associados”. O diretor ressaltou ainda a presença de mais de 100 empreendimentos apoiados pela instituição e reafirmou que a iniciativa representa um salto qualitativo na cooperação dos empreendimentos, por intermédio de suas redes e associações.
Considerado o maior evento do norte e nordeste do segmento de mercados, a quarta edição da feira conta com cerca de 120 estandes, sendo 60% formado por empresas baianas. Segundo o presidente do Sindicato dos Supermercados e Atacados de Auto Serviço do Estado da Bahia (Sindsuper), Josué Teles, a parceria com o Sebrae simboliza uma atuação ainda mais efetiva. “A ideia é aproveitar a capilaridade da instituição no interior para que as entidades se regionalizem e incentivem o surgimento de novas centrais de negócios”.
Participaram da solenidade de abertura o vice-presidente da Associação Brasileira de Supermercados, Silvio Pedra Júnior, o secretário da Agricultura, Eduardo Salles, o presidente da Associação dos Distribuidores e Atacadistas da Bahia, Nilson Borges, o presidente da Empresa Baiana de Alimentos (Ebal), Eduardo Sampaio, entre outros.